Na génese do Forum Ambiente e Cidadania esteve um movimento de cidadãos que, no final do verão de 1999, confrontados com a eventualidade de vir a ser instalada na zona industrial de Mosteirô um depósito de resíduos cárneos e uma unidade de transformação desses materiais, conhecedores e vítimas das constantes agressões ambientais resultantes da laboração de duas empresas do mesmo tipo na vizinha freguesia de Arrifana, decidiram mobilizar-se e manifestar-se contra tal eventualidade. Sabiam esses cidadãos que a zona industrial de Mosteirô não tinha – nem tem – condições de infra-estrutura que suportassem uma unidade fabril com tais características e entenderam fazer sentir as suas preocupações às entidades com poder de intervenção sobre o assunto.
Organizaram-se inicialmente como grupo informal de cidadãos e, posteriormente e face à necessidade de responder a outras solicitações da freguesia, decidiram constituir-se em associação cívica.
No noite de 19 de Novembro de 1999 reuniu no salão paroquial de Mosteirô uma assembleia pública convocada pela comissão pró-Forum que tinha como objectivo dar conta das acções já levadas a cabo pela comissão – nomeadamente no respeitante às chamadas “fábricas das tripas” – e aprovar estatutos e regulamento interno da futura colectividade.
Em 16 de Dezembro seguinte foi feita no Cartório Notarial de S. João da Madeira a escritura pública de constituição da associação, a qual foi publicada no Diário da República n.º 41 – III Série, de 18 de Fevereiro de 2000.
5 comentários:
Bem, este texto ninguém comenta...pk será? Pk aqui já não podem criticar os Frnando Custódio certo?...Uma vez que foi ele quem teve a iniciativa de mobilizar os cidadão de Mosteirô para impedir que essa fábrica viesse para aqui...Enquato mtutas essoas se ocupam a dizer que o Fernando devia ter feito isto ou aquilo enquanto (foi) presidente de junta, esquecem-se que as poucas coisas que de bom aconeceram em mosteirô foi ele quem esteve na linha da frente!
A quem diz que ele demorou mt tempo para renunciar juntamente com a sua lista eu digo que demourou o tempo que oi necessario!!!
O quê? Ke dizes?
Como?A fábrica não veio por causa dele?
Estámos a falar de quem?
Será que estás a falar da mesma pessoa?
A fábrica ainda não veio porque estamos em recessão.
Estamos a falar de uma empresa que tem o aval do governo. Que governo? PS o mesmo que patrocina o Fernando.OK? coincidência! ah?
+ uma coisa, o que ele fez de bom pela nossa terra?
Não me lembro que ele (só) tenha feito alguma coisa.
Quanto ele como Presidente de Junta é muito fraquinho!
Agora vou querer saber quem paga os ordenados em atrazo aos funcionários da junta?
E que vai pagar as contas da luz etc... que estão em atrazo.
Pois se tivesse renunciado antes agora os funcionários poderiam comer a ceia de natal mais tranquilos.
Agora quem vai pagar a despesa corrente que está para chegar?
Sabes é que por não ter tomado a decisão antes as escolas não receberam os subsídios respectivos para a realização da festa de natal.
E mais sabes quando virá o dinheiro da CM?
Falar sem saber é como assinar sem lêr.
o comentario da Joana, é de quem não conhece as realidades.
poruqe sera que o movimento de sidadões da nossa terra se manifestou contra o casqueira, e quem foi esses cidadões???
familia costodios!!!!
com que fins se formar, o FORUM AMBIENTE E CIDADANIA.
sera que o nosso ambiente ganhou alguma coisa, ou alguem tentou ganhar protagunismo ???
a guerra criada pelo Sr. Fernando Costodio em 1999, com o então presidente Manuel Resende, veio agora mais uma vez a Praça, com a candidatura, dele que nada percebe de politica, apenas quis defrentar o (inimigo)dele Manuel Resende.
Joana parece que não és da terra e nem conheces nada da realidade
tenho dito
Parabens!! :)
podem/me dizer algumas a;oes nestes dois ultimos anos_
Enviar um comentário